segunda-feira, 8 de julho de 2013

O BOSQUE DE ÁRVORES DE ALPERCE



O que significa Xing Lin?

Dong Feng, nascido no período do Reino dos Combatentes (221 - 264 a.C.), na região de Lushan, estudou os antigos clássicos de medicina herbal chinesa, e desde cedo, aspirava vir a ser um médico que salvaria o mundo.

Um dia, teve a oportunidade de conhecer uma pessoa, que considerava ter qualidades brilhantes, não só em termos de capacidades médicas, como também, capaz de prevêr o vento e a chuva – Dong Feng aprendeu essa arte e ficou conhecido como o que “chama o vento e apela à chuva”, o “imortal”.
Dong Feng defendia a auto-cultivação como um aspecto de verdadeira importância na vida de um ser humano.
Também o chamavam de o “sempre jovem”, pois a sua aparência aos 50 anos de idade era a de um jovem rapaz.
Deixou o seu lugar de origem e partiu, viajou pelo mundo, ajundando as pessoas e servindo a comunidade médica.
Quando este médico tratava os seus pacientes não aceitava que lhe pagassem em dinheiro, o seu modo de cobrar as consultas era muito peculiar. Se a pessoa tinha uma patologia muito severa, ele dizia-lhe para semear cinco árvores de alperce num terreno que ele mesmo tinha escolhido (de acordo com o clima e geografia). Se a patologia não era severa, então a pessoa teria que semear apenas uma árvore de alperce.
Dez anos depois, as árvores formaram um bosque imenso de árvores de alperce. Ao chegar uma Primavera, Dongfeng viu como todo o bosque florescia. Parecia-lhe um “mar verde”. Aí, construíu uma casinha de palha, que passou a ser o seu lar.
Esta sua acção – um presente para a natureza e uma ajuda para os mais necessitados - serviu posteriormente como exemplo a outros médicos. Hoje em dia, esta história é parte integrante da cultura tradicional chinesa, é um agradável tema de conversa no seio da comunidade médica e tem servido de incentivo a outros médicos, para unir esforços e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O termo Xing Lin 杏林 - bosque de árvores de alperce - é utilizado para referir-se a profissionais médicos, com um alto nível técnico e  humano. Analogamente, a flor da árvore – Mei Hua - do alperce é considerada símbolo da Medicina Chinesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário