quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ADAPTANDO-SE ÀS ESTAÇÕES


Os chineses acreditam que as estações do ano têm um efeito cíclico profundo no desenvolvimento e no bem-estar do ser humano - que somos influenciados pelas alterações climáticas e que devemos viver em harmonia com estes.

Por exemplo, quando o Verão (yang) chega ao fim, damo-nos conta que o Outono e o Inverno (yin) já estão próximos e que, nossa mente e corpo se vão adaptando gradualmente, dia-a-dia. Se vivemos numa região com Invernos muito frios, conforme o clima se vai tornando mais frio, é necessário que o sangue se torne mais viscoso; aceitar, de forma consciente, a mudança gradual de estação fará com que o a nova estação seja um período de beleza e comodidade, em vez de um período de apreensão.

A harmonia com as estações do ano é natural para a pessoa equilibrada. Infelizmente, a maioria de nós temos vindo a insensibilizar o nosso conhecimento instintivo e apenas com práticas que nos aproximem dos ciclos da Natureza é que iniciaremos a ouvir a voz clara da nossa natureza. As práticas (ao contrário das teorias) são gradualmente interiorizadas e isto faz com que seja possível sentir uma confiança mais completa na nossa intuição.

As primeiras obras clássicas do Oriente (e Ocidente) sugerem que sigamos a nossa direcção espiritual (yang - céu), ao mesmo tempo que estabelecemos uma correspondência entre nós e a Natureza (yin - terra):

"O fundamento das interacções entre as  quatro estações do ano e o yin e o yang é a base de tudo na criação. Assim, os iniciados nutrem o seu yang na Primavera e Verão, e nutrem o seu yin no Outono e Inverno, com o propósito de seguir a regra das regras; portanto, ao estar unificado com o todo na criação, os iniciados mantêm-se na Porta da Vida." 
 Medicina Interna Clássica






Sem comentários:

Enviar um comentário