quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ALIMENTOS FERMENTADOS


A fermentação dos alimentos é um processo de transformação natural que acompanha a nossa evolução desde o início dos tempos e por todos os cantos do mundo. Envolve a ajuda de milhares de bactérias, microorganismos que normalmente associamos a algo mau e devemos evitar a todo o custo. Mas algumas são na verdade mesmo muito nossas amigas.

Os nossos intestinos são a nossa base. São eles que condicionam directamente o estado geral da nossa saúde física, mental e emocional. É aqui que acontece a grande maioria dos processos fisiológicos que influenciam todo o nosso organismo e a saúde dos intestinos está directamente ligada a problemas como doenças crónicas, doenças auto-imunes, alergias, processos inflamatórios, depressão, fadiga, eczema e outros problemas de pele... 
Os nossos intestinos representam entre 60 a 80% do nosso Sistema Imunitário!



Uns intestinos saudáveis estão povoados por milhares e milhares de bactérias benéficas, uma grande família a que chamamos flora intestinal. Infelizmente, muitos dos hábitos dos nossos dias são extremamente destrutivos para esta delicada família, limpando tudo o que são bactérias boas e dando espaço a que as más se desenvolvam, pondo em causa o bom funcionamento intestinal e de todo o sistema digestivo. Alimentos processados, poucas fibras alimentares, os antibióticos, o stress e o excesso de bebidas alcoólicas são uma verdadeira bomba para o equilíbrio da flora intestinal.


Os ALIMENTOS FERMENTADOS, por outro lado, são probióticos, amigos da vida, e além de eles próprios nos fornecerem milhares de bactérias boas, promovem um ambiente benéfico para que elas se multipliquem e cresçam nos nossos intestinos. Depois de instaladas, estas pequenas bactérias vão ajudar a produzir enzimas, a decompor proteínas em moléculas mais simples, a absorver todos os nutrientes dos outros alimentos que ingerimos e a regularizar o trânsito intestinal. E quando tudo isto está a funcionar como deve ser, imagine o impacto benéfico que tem em todo o nosso organismo!


Assim, os ALIMENTOS FERMENTADOS devem estar presentes na nossa alimentação diariamente, e o ideal até era que acompanhassem todas as refeições. É importante consumirmos uma grande variedade, já que cada um deles nos vai dar bactérias diferentes, tornado a nossa flora intestinal numa grande e alegre família! ;)

Muitos podem ser feitos em casa mas se optar pelos de compra é importante que a escolha recaia naqueles que foram fermentados naturalmente sem nenhum produto químico que acelere o processo de fermentação e que não esteja pasteurizado, o que mata todas as bactérias boas que procuramos num probiótico.

"os nossos intestinos são a nossa raiz e têm a mesma função no corpo humano que as raízes das plantas têm para a saúde das mesmas. Uma planta com raízes fortes e um bom solo, cresce forte e saudável, da mesma forma que uns intestinos saudáveis criam seres humanos saudáveis." 
Francisco Varatojo


Natural, o grande livro da cozinha vegetariana, Joana Alves, A Esfera dos Livros, 2015


Artigos Relacionados:
CHUCRUTE - COUVE FERMENTADA

Sem comentários:

Enviar um comentário