segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ARROZ INTEGRAL




Contém nutrientes em abundância, incluindo o MAGNÉSIO. Tal como acontece com o trigo, a maioria destes nutrientes perde-se ao refinar o arroz integral em arroz branco. A excepção acontece nos países asiáticos, onde o arroz refinado é frequentemente parcialmente moído e assim consideravelmente mais nutritivo, quando comparado com o “arroz branco” do Ocidente.
O arroz integral tem um papel fundamental na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Desde há muito tempo que o arroz integral é conhecido, das Medicinas Asiáticas, como tendo um efeito positivo ao nível do açúcar no sangue, e portanto na diabetes – condição crónica de altos níveis de açúcar no sangue. No entanto, esta noção ainda tem que dar-se a conhecer em grande parte do Ocidente, onde tem prevalecido o ponto de vista contrário – arroz e cereais, especialmente o trigo, são considerados como fatores contribuintes para desequilíbrios de açúcar no sangue. E disto não há  a menor dúvida, pois os cereais em questão são os refinados, os que são desprovidos dos minerais adequados para regular os níveis de açúcar.
Além desta propriedade, o arroz integral contém mais de 70 antioxidantes que nos protegem contra os danos celulares e preservam a juventude, alguns baixam o excesso de gordura e colesterol no corpo e proporcionam uma maior proteção contra tumores.
Demonstrou-se que o arroz integral estimula a vitalidade dos órgãos internos, especialmente, suprarrenais, timo, baço e tiróde e tem efeitos adicionais anti-stress.

Recentemente, estudos reconhecidos que compreendem a fotoquímica das leguminosas, oleaginosas, sementes, frutas e verduras, demonstram que cada planta tem em si um armazém enorme de propriedades valiosas.
Sempre que consumirmos alimentos refinados, sejam produtos de farinha branca, arroz branco, cereais ou azeites refinados e açúcares, perdemos a oportunidade de reforçar o nosso sistema imunológico, reduzimos a possibilidade de manter o equilíbrio de açúcar no sangue e o das nossas emoções, estaremos desprotegidos contra doenças degenerativas, ser-nos-á difícil manter um corpo magro e de estar em boa forma física.

Os cereais integrais, como o trigo e o arroz, podem servir como metáfora. O revestimento ou casca de proteção do cereal pode representar uma capa protetora para melhorar a nossa imunidade e a nossa saúde. O revestimento dos cereais integrais desaparece com o refinamento perdendo-se os seus nutrientes essenciais e a sua nutrição valiosa.


Sem comentários:

Enviar um comentário