sexta-feira, 14 de outubro de 2016

RINITE ALÉRGICA em Medicina Chinesa


Rinite alérgica é uma condição patológica que geralmente se manifesta por frequentes ataques de espirros, descargas nasais ou bloqueio das vias respiratórias. Pode ser sazonal, acontecendo apenas num período específico do ano, ou permanente, acontecendo (ainda que por episódios) durante todo o ano.

A Rinite alérgica sazonal é muitas vezes chamada a febre-dos-fenos- manifestação alérgica provocada pela inalação do pólen de certas flores, na época de floração; pelo que se verifica frequentemente na Primavera.

A Rinite alérgica - sazonal ou permanente - deve-se a uma reacção de hipersensibilidade a certas substâncias que afectam as membranas mucosas do nariz e vias respiratórias.

Estima-se que entre 2 a 20% da população mundial seja afectada por Rinite alérgica. A sua prevalência máxima acontece durante a adolescência, sendo que mais de 30% dos jovens sofre destes sintomas nos períodos de Primavera e Verão.

Em Medicina Chinesa:

Rinite alérgica ou febre-dos-fenos é uma desordem caracterizada por ataques agudos de comichão nasal, congestão nasal, descargas nasais aquosas e espirros. 
Os episódios ocorrem frequentemente em intervalos curtos ou períodos de remissão, entre os ataques. Os ataques normalmente acontecem durante a manhã ou à noite.
Os sintomas podem apresentar-se de forma sazonal ou permanente.

No tradicional clássico de Medicina Chinesa - Huang Di Nei Jing (O Livro do Imperador Amarelo) - a Rinite Alérgica é representada por dois conceitos (ou sintomas):
- "Bi qiu";
- "Qiu ti".
O 1º refere-se a profusa descarga nasal aquosa; o 2º a espirros e a profusa descarga nasal aquosa.

De acordo com a Medicina Chinesa, o nariz tem funções respiratórias e relaciona-se com o olfacto; está associado às funções dos órgãos Pulmão, Rins e Baço e correspondentes meridianos. Os Pulmões abrem-se no nariz, sendo que a função nasal depende maioritariamente da energia (qi) dos Pulmões. O livre fluir da energia dos Pulmões mantém abertas as vias respiratórias e um adequado sentido de olfacto. O meridiano Vaso Governador (Du Mai), que percorre a linha média posterior do corpo, é controlado pelos Rins e passa pelo nariz.Os Rins comunicam então com o nariz. O Baço é o órgão primário da digestão e a sua principal função é transformar a comida em essência (jing). Esta é depois transportada até aos Pulmões e Coração, onde se transforma em energia (qi) e sangue (xue). O normal funcionamento do Baço promove o correcto funcionamento do Pulmão; quando o Baço está débil surgem desordens relacionadas com humidade/mucosidades (fleuma).

TRATAMENTO:

- Tuina (massagem chinesa) e/ou Acupunctura realizadas nas regiões dorsal e lombar, em pontos com acção específica nos órgãos Pulmão, Baço e Rim, na face percorrendo pontos que aliviam congestão nasal e resolvem descargas nasais; nos membros superiores e inferiores, em pontos que tratam quadros de debilidade ou de humidade, associados à patologia.


- Ventosas colocadas na zona dorsal, sobretudo ao nível dos pontos de assentimento do Pulmão.
- Moxabustão realizada com cones de moxa (artemísia vulgaris) em pontos que beneficiem as funções do Pulmão e tratem o quadro de deficiência/humidade.
- Prescrição de Fitoterapia (fórmulas de ervas medicinais chinesas adequadas a cada caso em particular, de acordo com diagnóstico estabelecido).

A combinação de duas ou mais técnicas dependerá do diagnóstico estabelecido mas terá sempre como princípios terapêuticos promover o livre fluir da energia do Pulmão e beneficiar as vias respiratórias.








quinta-feira, 13 de outubro de 2016

VERÃO TARDIO - o intervalo entre todas as estações



Atribui-se a denominação de "Verão tardio" a uma "estação do ano" relativamente curta, pouco reconhecida, que ocorre aproximadamente no último mês de Verão e que se encontra a meio do ano, no calendário chinês.*

Corresponde ao ponto de transição de yang para yin, entre as fases expansivas de crescimento da Primavera e o Verão e as estações internas, mais frias, mais misteriosas do Outono e Inverno.
Trata-se de uma estação agradável, tranquila e florescente, é como se o tempo se detivesse contemplando o espaço que a Natureza ocupa.

Fala-se de unidade, harmonia e aquecedor médio (estômago e baço-pâncreas) - invocados períodos que intercalam as várias estações do ano.

- Como se adaptar a este "Verão tardio"?

"Pode-se escutar as suas correntes subtis, como se vivêssemos no instante em que o pêndulo inverte a sua oscilação. Encontrar os ritmos e os ciclos que fazem a vida simples e harmoniosa".

Referimo-nos, nesta época, ao equilíbrio, ao centro... Pelo que devemos tentar transformar condições rígidas (no corpo ou em situações de vida) ou desordens mentais/físicas em aspectos que nos permitam a concentração (que nos centrem!), a flexibilidade e o cumprimento de (pelo menos algumas) rotinas. 
As sugestões podem ir desde a prática regular de uma actividade física moderada, a aulas de pilates, yoga, tai chi, meditação até à respiração consciente e profunda




Num local tranquilo, de temperatura amena e sem hipótese de ser incomodado (a) - pode ser espaço interior ou exterior; inspire, pouco a pouco, profundamente enchendo o abdómen, o nosso centro físico, e depois, gradualmente dirija a respiração para cima, até ao peito, enchendo os pulmões, continue a inspiração até senti-la nos ombros e base do pescoço; a partir daqui expire devagar, esvaziando primeiro peito e por fim abdómen (no sentido inverso ao da inspiração). Tranquilamente, repita o exercício as vezes que necessitar e se sentir confortável. Realize o exercício pelo menos duas vezes por dia (5 minutos de cada vez).


* O ano chinês inicia em Fevereiro, com uma ligeira variação do dia exacto a cada ano.




quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ADAPTANDO-SE ÀS ESTAÇÕES


Os chineses acreditam que as estações do ano têm um efeito cíclico profundo no desenvolvimento e no bem-estar do ser humano - que somos influenciados pelas alterações climáticas e que devemos viver em harmonia com estes.

Por exemplo, quando o Verão (yang) chega ao fim, damo-nos conta que o Outono e o Inverno (yin) já estão próximos e que, nossa mente e corpo se vão adaptando gradualmente, dia-a-dia. Se vivemos numa região com Invernos muito frios, conforme o clima se vai tornando mais frio, é necessário que o sangue se torne mais viscoso; aceitar, de forma consciente, a mudança gradual de estação fará com que o a nova estação seja um período de beleza e comodidade, em vez de um período de apreensão.

A harmonia com as estações do ano é natural para a pessoa equilibrada. Infelizmente, a maioria de nós temos vindo a insensibilizar o nosso conhecimento instintivo e apenas com práticas que nos aproximem dos ciclos da Natureza é que iniciaremos a ouvir a voz clara da nossa natureza. As práticas (ao contrário das teorias) são gradualmente interiorizadas e isto faz com que seja possível sentir uma confiança mais completa na nossa intuição.

As primeiras obras clássicas do Oriente (e Ocidente) sugerem que sigamos a nossa direcção espiritual (yang - céu), ao mesmo tempo que estabelecemos uma correspondência entre nós e a Natureza (yin - terra):

"O fundamento das interacções entre as  quatro estações do ano e o yin e o yang é a base de tudo na criação. Assim, os iniciados nutrem o seu yang na Primavera e Verão, e nutrem o seu yin no Outono e Inverno, com o propósito de seguir a regra das regras; portanto, ao estar unificado com o todo na criação, os iniciados mantêm-se na Porta da Vida." 
 Medicina Interna Clássica






segunda-feira, 10 de outubro de 2016

WU XING - ANTIGO SISTEMA DOS 5 DINAMISMOS



O sistema dos Cinco Elementos (ou Dinamismos) - Wu Xing - dos antigos chineses ajuda-nos a compreender as ilimitadas correspondências que abarcam cada faceta da vida. Demonstra que padrões simples descrevem a constituição e condição clínica de cada pessoa. Em termos de diagnóstico, permite entender a pessoa como Ser Único, incluindo os seus órgãos internos, emoções, partes do corpo e relação com meio ambiente.
As Cinco categorias dinâmicas entrelaçam-se, reforçam-se e controlam-se entre si, através dos ciclos de "Criação" e "Controlo".

Tabela: Correspondências dos 5 Elementos /Dinamismos: no corpo humano e na Natureza.

Este sistema antigo teve origem em relações ou correspondências mais directas (que muitas vezes não as relacionamos). Por exemplo: desequilíbrios dos Rins relacionam-se com a emoção medo e com alterações urinárias e problemas ósseos.

Mas o que de tão exacto tem este sistema? Desde há milhões de anos que as mesmas correspondências, originalmente propostas se mantêm, iluminando aqueles que as aplicam. A sua exactidão verifica-se com grande êxito por incontáveis praticantes de Medicina Chinesa.
Em vez de se tratar de um sistema rigoroso em si mesmo, os Cinco Elementos funcionam como uma referência de todo o conjunto entrelaçado de filosofia médica chinesa e de sua prática. Os 5 Elementos actuam como auxiliares de memória de certos fundamentos.

Assim, para aplicações clínicas, cada palavra da tabela dos 5 Elementos deve ser interpretada e integrada no elegante e exacto entrelaçado esquema de filosofia chinesa.

Na cura pela dietética, é necessário apenas compreender como funciona a grande maioria das propriedades básicas e importantes deste esquema fisiológico.
Aliadas a bases de fisiologia chinesa, irão ser apresentadas (nos próximos artigos) descrições correspondentes para cada estação do ano.


Adaptado de "Sanando con alimentos integrales. Tradições asiáticas e nutrição moderna", de Paul Pichford

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

IMUNIDADE E CONCEITO DE QI PROTECTOR


O conceito de sistema imunitário, que se utiliza nas áreas de Fitoterapia e Acupunctura chinesas, representa um panorama simples de eficácia inteiramente comprovada.
Em Medicina Chinesa, uma condição patológica (quer seja de origem externa ou interna) depende da força do nosso sistema imunológico - que se relaciona com o termo wei qi ou "qi protector" ou "energia defensiva".

Quando o qi defensivo é forte, doenças virais ou influências climáticas susceptíveis de entrar no corpo, mantêm-se afastadas; se a sua força diminui, as doenças podem entrar no corpo e aí permanecer num nível externo ou superficial; no caso de qi defensivo insuficiente, as doenças podem penetrar até níveis mais internos ou profundos, afectando o funcionamento dos órgãos internos, nervos mais profundos, ossos e vasos sanguíneos.

O qi defensivo é considerado o tipo de energia com mais força no corpo.
Durante o dia distribui-se principalmente por toda a pele e músculos, aquecendo e nutrindo todos os tecidos externos (subcutâneos). Aí circula, abrindo e fechando os poros e glândulas sudoríferas e defendendo o corpo contra factores externos causadores de doenças, tais como: alterações climáticas extremas e ataques por microorganismos.
À noite, o qi defensivo circula a um nível mais profundo do corpo, nos órgãos internos.

Segundo o ensinamento tradicional, o qi defensivo origina-se pela combinação entre: as substâncias essenciais dos alimentos e o ar inspirado.
Este modelo antigo de qi defensivo assemelha-se ao conceito moderno (de sistema imunitário), pois em ambos, a capacidade de absorver os nutrientes e o oxigénio é fundamental para a defesa do ataque de factores patogénicos, isto é, para o correcto funcionamento do sistema imunológico.


Paul Pictford, Sanando con alimentos integrales, North Atlantic Books

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

10 ESTRATÉGIAS PARA PREVENIR CANCRO DA MAMA


OUTUBRO é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama, estimando-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.

São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. De notar que há entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados que aparentam características genéticas e hereditárias que, caso sejam confirmadas, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso dos familiares.

Por outras palavras, 90 a 95% dos cancros de mama diagnosticados relacionam-se com estilo de vida e vida moderna ocidentalizada... É a este facto que deve ser dada a devida importância e então, adoptar preventivamente medidas adequadas.
Assim, aqui ficam algumas sugestões a ter em conta:

As 10 Estratégias para Prevenir o Cancro da Mama 
1. Comer imensos vegetais, cogumelos (frescos, de vários tipos) e cebolas (ou "familiares" como alho, alho francês, cebolinho...);
2. 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas ou sementes de chia;
3. Reduzir consideravelmente consumo de proteína animal (carne, peixe, ovos e lacticínios);
4. Não comer alimentos fritos/tostados nem carnes processadas (fiambre, chouriço, presunto, alheira, etc);
5. Não tomar suplementos que contenham ácido fólico sintético;
6. Praticar exercício físico pelo menos 3 horas por semana e manter o corpo magro (sem excesso de peso) com pouca gordura corporal);
7. Não beber álcool;
8. Não fumar;
9. Limitar exposição a estrogénios;
10. Ser mãe e amamentar durante o máximo de tempo possível.

Mais informação em:
http://www.drfuhrman.com/library/cancerprotect_foods.aspx
http://www.ligacontracancro.pt/
http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/breast-cancer/










terça-feira, 20 de outubro de 2015

O DIAGNÓSTICO EM MTC


O Diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa baseia-se no diagnóstico de patologias e diferenciação de síndromes, através da análise de vários aspectos assentes na teoria e metodologia de MTC.
Os  correctos diagnóstico e prognóstico requerem o entendimento da natureza da patologia em questão. Em MTC, o diagnóstico estabelece a ligação entre as bases teóricas e as várias especialidades clínicas.
a)  Métodos de diagnóstico em MTC:  examinam o paciente e permitem registar os dados clínicos; neles incluem-se a inspecção, a audição e a olfacção, o questionário e a palpação do pulso – os chamados quatro métodos de diagnóstico;
b)  Diferenciação de síndromes: significa analisar e sintetizar os dados clínicos do paciente, com o intuito de definir a natureza da síndrome; esta diferenciação acontece de acordo com:
- os 8 princípios;
- as causas da doença;
- o qi, o sangue e os líquidos orgânicos;
- os zang fu (órgãos e vísceras);
- os meridianos;
- os 6 níveis energéticos (ou meridianos);
- as 4 camadas;
- o triplo aquecedor.

O conceito de Holismo orgânico está implícito em todo o sistema teórico de MTC, o que se verifica também a nível do diagnóstico. Ao diagnosticar a condição patológica, definindo a categoria da doença e diferenciando a síndrome em questão, a MTC enfatiza a visão do indivíduo (paciente) como um todo orgânico.


Artigos relacionados:

Holismo em MTC
Entender a Medicina Chinesa