A Rinite alérgica sazonal é muitas vezes chamada a febre-dos-fenos- manifestação alérgica provocada pela inalação do pólen de certas flores, na época de floração; pelo que se verifica frequentemente na Primavera.
A Rinite alérgica - sazonal ou permanente - deve-se a uma reacção de hipersensibilidade a certas substâncias que afectam as membranas mucosas do nariz e vias respiratórias.
Estima-se que entre 2 a 20% da população mundial seja afectada por Rinite alérgica. A sua prevalência máxima acontece durante a adolescência, sendo que mais de 30% dos jovens sofre destes sintomas nos períodos de Primavera e Verão.
Em Medicina Chinesa:
Rinite alérgica ou febre-dos-fenos é uma desordem caracterizada por ataques agudos de comichão nasal, congestão nasal, descargas nasais aquosas e espirros.
Os episódios ocorrem frequentemente em intervalos curtos ou períodos de remissão, entre os ataques. Os ataques normalmente acontecem durante a manhã ou à noite.
Os sintomas podem apresentar-se de forma sazonal ou permanente.
No tradicional clássico de Medicina Chinesa - Huang Di Nei Jing (O Livro do Imperador Amarelo) - a Rinite Alérgica é representada por dois conceitos (ou sintomas):
- "Bi qiu";
- "Qiu ti".
O 1º refere-se a profusa descarga nasal aquosa; o 2º a espirros e a profusa descarga nasal aquosa.
De acordo com a Medicina Chinesa, o nariz tem funções respiratórias e relaciona-se com o olfacto; está associado às funções dos órgãos Pulmão, Rins e Baço e correspondentes meridianos. Os Pulmões abrem-se no nariz, sendo que a função nasal depende maioritariamente da energia (qi) dos Pulmões. O livre fluir da energia dos Pulmões mantém abertas as vias respiratórias e um adequado sentido de olfacto. O meridiano Vaso Governador (Du Mai), que percorre a linha média posterior do corpo, é controlado pelos Rins e passa pelo nariz.Os Rins comunicam então com o nariz. O Baço é o órgão primário da digestão e a sua principal função é transformar a comida em essência (jing). Esta é depois transportada até aos Pulmões e Coração, onde se transforma em energia (qi) e sangue (xue). O normal funcionamento do Baço promove o correcto funcionamento do Pulmão; quando o Baço está débil surgem desordens relacionadas com humidade/mucosidades (fleuma).
TRATAMENTO:
- Tuina (massagem chinesa) e/ou Acupunctura realizadas nas regiões dorsal e lombar, em pontos com acção específica nos órgãos Pulmão, Baço e Rim, na face percorrendo pontos que aliviam congestão nasal e resolvem descargas nasais; nos membros superiores e inferiores, em pontos que tratam quadros de debilidade ou de humidade, associados à patologia.
- Ventosas colocadas na zona dorsal, sobretudo ao nível dos pontos de assentimento do Pulmão.
- Moxabustão realizada com cones de moxa (artemísia vulgaris) em pontos que beneficiem as funções do Pulmão e tratem o quadro de deficiência/humidade.
- Prescrição de Fitoterapia (fórmulas de ervas medicinais chinesas adequadas a cada caso em particular, de acordo com diagnóstico estabelecido).
A combinação de duas ou mais técnicas dependerá do diagnóstico estabelecido mas terá sempre como princípios terapêuticos promover o livre fluir da energia do Pulmão e beneficiar as vias respiratórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário