sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

TRATAR CRIANÇAS COM MEDICINA CHINESA


Pediatria é uma das mais antigas especialidades de Medicina Chinesa e data desde o início do primeiro milénio. Desde então, tem havido um contínuo desenvolvimento no estabelecimento de diagnósticos pediátricos assim como no tratamento de doenças em bebés e crianças.

Antigas gerações de médicos chineses descobriram variadas características comuns a todas as crianças. As diferentes modalidades da Medicina Chinesa - fitoterapia, acupunctura, massagem chinesa e dietética - têm ajudado a tratar as crianças, oferendo soluções para os seus problemas de saúde, ao longo de mais de 2 mil anos.

Esta forma de medicina asiática, é a mais antiga e constitui o segundo sistema médico mais amplamente utilizado em todo o mundo, na actualidade - mais de 1/4 da população mundial.
Ao contrário da Medicina Ocidental, esta medicina, que tem vindo a dar provas da sua eficácia ao longo do tempo, trata e "vê" cada pessoa como um ser único (e não baseando-se apenas na doença ou sintoma de que padece).

A Medicina Chinesa consiste numa modalidade de cura não invasiva que facilita a natural capacidade do corpo para se curar a si mesmo, restaurando a harmonia e o equilíbrio individual.

De acordo com a Medicina Chinesa, as crianças não se consideram adultos em miniatura. Elas possuem uma natural imaturidade quer física, quer funcional e até emotiva. Assim sendo, a grande maioria das doenças pediátricas devem-se a esta imaturidade.

Por esta razão:
- o corpo das crianças é imaturo e consequentemente débil;
- as crianças são susceptíveis a doenças que afectem os pulmões (tais como constipações fáceis, tosse, alergias e asma) e o baço (problemas digestivos tais como cólicas, vómitos, diarreia, indigestão, dor de estômago e obstipação).


A Medicina Chinesa tem-se mostrado muito útil ao oferecer benefícios clínicos consideráveis, especialmente a pacientes que não obtiveram resposta a outras formas de tratamentos.
O tratamento de doenças em bebés e crianças, utilizando a Medicina Chinesa, oferece uma cura efectiva uma vez que trata a doença em vez de controlar ou suprimir as suas manifestações ou sintomas e não existem os efeitos colaterais associados a medicação repetitiva ou tomada por longos períodos de tempo.

Falamos, então, de bebés e crianças - sem autonomia própria para realizar escolhas ou seguir sugestões relacionadas com estilo de vida saudável. Isto fará, naturalmente, com que os seus pais sejam consciencializados e incentivados a assumirem o papel, importante e imprescindível, de participantes activos no processo curativo dos seus filhos.


Em pediatria recorre-se fundamentalmente a quatro principais métodos de tratamento:
- Dietética;
- Medicina Herbal Chinesa;
- Massagem Chinesa Pediátrica;
- Acupunctura.


Adaptado de:
"Treating Children with Tradicional Chinese Medicine", de Laura L. Eckund, Pacific College of Oriental Medicine


Artigos Relacionados:


Sem comentários:

Enviar um comentário